|PALÁCIO DA CARREIRA
Classificação: Palácio (Classificado como Monumento de Interesse Público)
Cronologia: Séculos XVIII/XIX-XXI
Situação: Localizado no Largo do Capitão-Mor
Propriedade: Pertencia a D. Maria Teresa Falcão e Silva, tendo passado para os filhos e netos.
Situação: Localizado no Largo do Capitão-Mor
Propriedade: Pertencia a D. Maria Teresa Falcão e Silva, tendo passado para os filhos e netos.
Classification: Palace (Classified as a Monument of Public Interest)
Chronology: 18th / 19th-21st centuries
Situation: Located in Largo do Capitão-Mor
Property: It belonged to D. Maria Teresa Falcão e Silva, having passed on to her children and grandchildren.
Classification: Palais (classé monument d'intérêt public)
Chronologie: 18e / 19e-21e siècles
Situation: Situé à Largo do Capitão-Mor
Propriété: Elle appartenait à D. Maria Teresa Falcão e Silva, après avoir été transmise à ses enfants et petits-enfants.

O Palácio da Carreira é um dos mais imponentes da época tardo-barroca em todo o Alentejo, destacando-se tanto pelas dimensões como pela exuberância decorativa das fachadas e interiores.
Construído em finais do século XVIII, destinando-se a residência de José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim, capitão-mor de Santiago do Cacém, que teria encarregado do projecto um arquitecto italiano. Do conjunto arquitectónico, que inclui o palácio e os jardins e pátios anexos, faz parte um dos mais ricos acervos de azulejaria oitocentista do país.
As fachadas são enquadradas por cunhais, socos e cornijas de argamassa caiada a ocre. A fachada principal, voltada justamente para o Largo do Capitão-Mor, tem dois registos separados por moldura da mesma cor, também usada nos frontões e cornijas de portas e janelas. É rasgada, no piso térreo, por portão central com moldura de verga curva ornada de folhas de acanto e portas e janelas encimadas por frontões triangulares. O piso superior tem janela central de sacada com frontão contracurvado e varanda com gradeamento de ferro forjado. De cada lado da varanda abrem-se quatro janelas de sacada, que correspondem às portas laterais e janelas do piso inferior, e como estas últimas são guardadas por grades de ferro forjado. Ao centro da fachada, e acima da cornija, ergue-se uma torrinha ou mirante rodeada por varanda de ferro forjado e aberta por janelas de sacada, que permite a visão da orla marítima. Destaca-se a decoração constituída por frontões, cornijas, molduras, mísulas, cachorros, mascarões, florões, urnas, composições de folhas de acanto de argamassa e motivos em ferro forjado, característicos do tardo-barroco no Alentejo, e que conferem grande riqueza ornamental à fachada.
A planta em U define o elegante jardim das traseiras, separado da tapada do Castelo de Santiago do Cacém por um muro alto. O jardim tem um lago central rodeado por uma composição clássica de buxo e estátuas em mármore da Carrara, para onde deitam o corpo central e as duas alas laterais. Os muros exibem composições azulejares polícromas com figuras isoladas, jarrões de flores e grinaldas, e barras azuis e brancas.
O gosto neoclássico, já adivinhado na utilização de frontões triangulares nos vãos exteriores, atinge o auge nos interiores, que conserva um dos mais ricos acervos de azulejaria oitocentista do país. Aos painéis de azulejos somam-se as pinturas murais revestindo paredes, lambris e tectos de dezenas de dependências e corredores, e que combinam o gosto eclético e a influência rococó característicos do reinado de D. Maria I com as composições claramente neoclássicas, de inspiração pompeiana (grotescos, grinaldas, urnas, aves, alegorias e figuras mitológicas), e as cenas românticas exibindo paisagens campestres e figuras populares.
Entre a produção azulejar devem referir-se ainda os painéis do pintor Luís Ferreira, conhecido por "Ferreira das Tabuletas", possivelmente efectuados na Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego em Lisboa, e alusivos a divindades da mitologia clássica.
Encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.
Fonte /Source: DGPC
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71343
Fonte / Source: CIMAL
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/275
The “Palácio da Carreira” is one of the most imposing of the late Baroque period in the whole of theAlentejo, standing out for both the dimensions and the decorative exuberance of the facades and interiors.
Built at the end of the 18th century, the residence of José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim, captain-general of Santiago do Cacém, was to be in charge of the project with an Italian architect. The architectural ensemble, which includes the palace and the attached gardens and patios, is one of the richest collections of 19th century tiles in the country.
The facades are framed by wedges, punches and cornices of ocher-washed mortar. The main façade, facing exactly Largo do Capitão-Mor, has two registers separated by a frame of the same color, also used on the pediments and cornices of doors and windows. It is torn, on the ground floor, by a central gate with a curved lintel frame decorated with acanthus leaves and doors and windows surmounted by triangular pediments. The upper floor has a central bay window with a curved pediment and a balcony with wrought iron railings. On each side of the balcony, four bay windows open, which correspond to the side doors and windows on the lower floor, and like these, are guarded by wrought iron railings. In the center of the facade, and above the cornice, stands a small tower or lookout surrounded by a wrought iron balcony and opened by bay windows, which allows the view of the seafront. The decoration made up of pediments, cornices, moldings, corbels, dogs, mascarons, finials, urns, compositions of mortar acanthus leaves and wrought iron motifs, characteristic of the late Baroque in Alentejo, which provide great ornamental wealth, stands out to the facade.
The U-shape defines the elegant back garden, separated from the cover of the Castle of Santiago do Cacém by a high wall. The garden has a central lake surrounded by a classic boxwood composition and marble statues from Carrara, where the central body and the two side wings lie. The walls exhibit polychrome tile compositions with isolated figures, flower pots and garlands, and blue and white bars.
The neoclassical taste, already guessed in the use of triangular pediments in the outer spans, reaches its peak in the interiors, which preserves one of the richest collections of 19th century tiles in the country. To the tile panels are added the mural paintings covering walls, wainscoting and ceilings of dozens of rooms and corridors, which combine the eclectic taste and rococo influence characteristic of the reign of D. Maria I with the clearly neoclassical compositions, of Pompeian inspiration (grotesques, garlands, urns, birds, allegories and mythological figures), and romantic scenes showing countryside landscapes and popular figures.
Among the tile production, the panels by the painter Luís Ferreira, known as "Ferreira das Tabuletas", possibly made at the ViúvaLamego Ceramics Factory in Lisbon, and alluding to deities of classical mythology should also be mentioned.
It’s classified as a Monument of Public Interest.
Fonte /Source: DGPC
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71343
Fonte / Source: CIMAL
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/275
Le « Palácio da Carreira » est l'un des plus imposants de la période baroque tardive de tout l'Alentejo, se distinguant tant par ses dimensions que par l'exubérance décorative des façades et des intérieurs.
Construite à la fin du XVIIIe siècle, la résidence de José Joaquim Salema de Andrade Guerreiro de Aboim, capitaine général de Santiago do Cacém, en charge du projet avec un architecte italien. L'ensemble architectural, qui comprend le palais et les jardins et patios attenants, comprend l'une des plus riches collections de carreaux du XIXe siècle du pays.
Les façades sont encadrées de coins, poinçons et corniches de mortier ocre. La façade principale, faisant face exactement au Largo do Capitão-Mor, comporte deux registres séparés par un cadre de même couleur, également utilisé sur les frontons et les corniches des portes et fenêtres. Elle est déchirée, au rez-de-chaussée, par un portail central à ossature de linteau galbé décoré de feuilles d'acanthe et de portes et fenêtres surmontées de frontons triangulaires. L'étage supérieur a une baie vitrée centrale avec un fronton courbe et un balcon avec des balustrades en fer forgé. De chaque côté du balcon, quatre baies vitrées s'ouvrent, qui correspondent aux portes latérales et fenêtres de l'étage inférieur, et comme ceux-ci, sont gardées par des balustrades en fer forgé. Au centre de la façade, et au-dessus de la corniche, se dresse une petite tour ou belvédère entourée d'un balcon en fer forgé et ouverte par des baies vitrées, ce qui permet la vue sur le front de mer. Le décor composé de frontons, corniches, moulures, corbeaux, chiens, mascarons, fleurons, urnes, compositions de mortier de feuilles d'acanthe et de motifs en fer forgé, caractéristiques du baroque tardif en Alentejo, et qui donnent une grande richesse ornementale à la façade.
La forme en U définit l'élégant jardin arrière, séparé de la couverture du château de Santiago do Cacém par un haut mur. Le jardin a un lac central entouré d'une composition classique en buis et de statues en marbre de Carrare, où se trouvent le corps central et les deux ailes latérales. Les murs présentent des compositions de carreaux polychromes avec des figures isolées, des pots de fleurs et des guirlandes, et des barres bleues et blanches.
Le goût néoclassique, déjà deviné dans l'utilisation de frontons triangulaires dans les travées extérieures, atteint son apogée dans les intérieurs, qui préserve l'une des plus riches collections de carreaux du XIXe siècle dans le pays. Aux panneaux de tuiles s'ajoutent les peintures murales recouvrant les murs, les lambris et les plafonds de dizaines de pièces et de couloirs, qui combinent le goût éclectique et l'influence rococo caractéristique du règne de D. Maria la Ier aux compositions clairement néoclassiques, d'inspiration pompéienne (grotesques, guirlandes, urnes, oiseaux, allégories et figures mythologiques) et scènes romantiques montrant des paysages de campagne et des personnages populaires.
Parmi la production de carreaux, il faut également mentionner les panneaux du peintre Luís Ferreira, dit "Ferreira dasTabuletas", éventuellement réalisés à l'usine de céramique ViúvaLamego à Lisbonne, et faisant allusion aux divinités de la mythologie classique.
Il est classé comme monument d'intérêt public.
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71343
Fonte / Source: CIMAL
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/275