| TAPADA DOS CONDES DE AVILLEZ
Classificação:
Tapada.
Cronologia:
Séculos XIX-XX.
Situação:
Perímetro cercado entre a barbacã do castelo e as traseiras do palácio dos
Condes de Avilez.
Propriedade:
Pertence ao Município de Santiago do Cacém.
Referências: Matias
e Sobral (2001).
Classification: “Tapada”.
Chronology: XIX-20th centuries.
Location: fenced perimeter between the barbican of the castle and the
back of the palace of the Counts of Avilez.
Property: Belongs to the Municipality of Santiago do Cacém.
References: Matias
and Sobral (2001).
Classement :
“Tapada”.
Chronologie :
XIX-XXe siècles.
Localisation :
périmètre clôturé entre la barbacane du château et l'arrière du palais des
comtes d'Avilez.
Propriété : Appartient
à la municipalité de Santiago do Cacém.
Références :
Matias et Sobral (2001).

Esta tapada do palácio dos Condes de Avilez funcionavacomo um espaço de lazer e retiro espiritual. Nesse sentido foi edificado, nos anos vinte ou trinta do século XX, umchallet suíço de reduzidas dimensões, denominado “Casa de Chá”; uma capela particular, idealizada como uma pequena catedral; e uma construção triangular, chamada “Estufa”.
O challet recebeu uma planta trilobada, uma cobertura de várias águas, um revestimento rústico (tirolês) e um portal ou janela parcialmente manuelino. Estes elementos, em conjunto, criavam um notável espaço miniaturial, ao ponto de o designarem de “challet para liliputianos”.
Para se assemelhar a uma pequena catedral, a capela foi desenhada com um corpo central em torno de um portal em arco quebrado, seguido de uma janela dentro do mesmo estilo, com armações para vitrais e de um excelente merlão brasonado (já desaparecido). O interior foi dedicado ao padroeiro da família, o santo cavaleiro S. Jorge. Apresenta uma nave única, com dois arcosólios e cinco nichos, coro alto e púlpito. A capela-mor ladeou-se de duas dependências de acesso ao coro alto, púlpito e torres sineiras. O altar-mor recebeu um retábulo em talha policromada e levemente dourada.
Para se assemelhar a uma pequena catedral, a capela foi desenhada com um corpo central em torno de um portal em arco quebrado, seguido de uma janela dentro do mesmo estilo, com armações para vitrais e de um excelente merlão brasonado (já desaparecido). O interior foi dedicado ao padroeiro da família, o santo cavaleiro S. Jorge. Apresenta uma nave única, com dois arcosólios e cinco nichos, coro alto e púlpito. A capela-mor ladeou-se de duas dependências de acesso ao coro alto, púlpito e torres sineiras. O altar-mor recebeu um retábulo em talha policromada e levemente dourada.
A estufa, representa um curioso edifício triangular e equilátero, de três águas e arestas vivas, com duas fenestrações e porta de acesso em arco quebrado.
Na tapada também se encontra a sepultura do Bem-Mirado, o cavalo preferido dos últimos Condes de Avilez.
Na tapada também se encontra a sepultura do Bem-Mirado, o cavalo preferido dos últimos Condes de Avilez.
Referências bibliográficas:
ALMEIDA, Álvaro Duarte de e BELO, Duarte (2008) – Portugal Património. Guia – Inventário, Vol. IX, Rio de Mouro, Círculo de Leitores.
MATIAS, José e SOBRAL, Carlos (2001) – Património Edificado de Santiago do Cacém. Breve Inventário, Santiago do Cacém, Edições Colibri.
MENDONÇA, Isabel e OLIVEIRA, Lina (2005) –Castelo de Santiago do Cacém. IPA 00003428. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[consultado em07.02.2021]
DGPC – Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[consultado em 13.02.2021]
DGPC – Ruínas de Miróbriga. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[consultado em 20.02.2021]
This “tapada”is a part of the Condes de Avilez palace. It functioned as a space for leisure and spiritual retreat. In this sense, in the twenties and thirties of the 20th century, a Swiss chalet of reduced dimensions was built, called “Casa de Chá”; a private chapel, conceived as a small cathedral; and a triangular construction, called “Greenhouse”.
The challet received a three-lobed plan, a roof with several sloping sides, a rustic (Tyrolean) covering and a partially Manueline portal or window. These elements, together, created a remarkable miniaturial space, to the point of calling it a “chalet for Lilliputians”.
To resemble a small cathedral, the chapel was designed with a central body around a broken arched portal, followed by a window in the same style, with frames for stained glass and an excellent emblazoned merlon (now gone). The interior was dedicated to the patron saint of the family, the holy knight S. Jorge. It has a single nave with two arcosoliums and five niches, a high choir and a pulpit. The chancel was flanked by two rooms providing access to the high choir, pulpit and bell towers. The main altar received an altarpiece in polychrome and lightly gilded carving.
The greenhouse represents a curious triangular and equilateral building, with three waters and sharp edges, with two fenestrations and an access door in a broken arch.
In the wall, there is also the tomb of Bem-Mirado, the favorite horse of the last Count of Avilez.
References:
ALMEIDA, Álvaro Duarte de e BELO, Duarte (2008) – Portugal Património. Guia – Inventário, Vol. IX, Rio de Mouro, Círculo de Leitores.
MATIAS, José e SOBRAL, Carlos (2001) – Património Edificado de Santiago do Cacém. Breve Inventário, Santiago do Cacém, Edições Colibri.
MENDONÇA, Isabel e OLIVEIRA, Lina (2005) – Castelo de Santiago do Cacém. IPA 00003428. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[07.02.2021]
DGPC – Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[13.02.2021]
Cette partie du palais des Condes de Avilez fonctionnait comme un espace de loisirs et de retraite spirituelle. Dans ce sens, dans les années vingt et trente du 20ème siècle, un chalet suisse de dimensions réduites a été construit, appelé «Casa de Chá» ; une chapelle privée, conçue comme une petite cathédrale ; et une construction triangulaire, une serre.
Le challet a reçu un plan trilobé, un toit à plusieurs eaux, une couverture rustique (tyrolienne) et un portail ou une fenêtre en partie manuélin. Ces éléments, ensemble, ont créé un espace miniatural remarquable, au point de l'appeler un «chalet pour Lilliputiens».
Pour ressembler une petite cathédrale, la chapelle a été conçue avec un corps central autour d'un portail en arc brisé, suivi d'une fenêtre du même style, avec des cadres pour vitraux et un excellent merlon blasonné (aujourd'hui disparu). L'intérieur était dédié au saint patron de la famille, le saint chevalier S. Jorge. Elle a une seule nef avec deux arcosoliums et cinq niches, un chœur élevé et une chaire. Le chœur était flanqué de deux salles donnant accès au grand chœur, à la chaire et aux clochers. Le maître-autel a reçu un retable en bois sculpté polychrome et légèrement doré.
La serre représente un curieux bâtiment triangulaire et équilatéral, à trois eaux et arêtes vives, avec deux fenestrations et une porte d'accès en arc brisé.
Dans le mur, il y a aussi le tombeau de Bem-Mirado, le cheval préféré du dernier comte d'Avilez.
Les références:
ALMEIDA, Álvaro Duarte de e BELO, Duarte (2008) – Portugal Património. Guia – Inventário, Vol. IX, Rio de Mouro, Círculo de Leitores.
MATIAS, José e SOBRAL, Carlos (2001) – Património Edificado de Santiago do Cacém. Breve Inventário, Santiago do Cacém, Edições Colibri.
MENDONÇA, Isabel e OLIVEIRA, Lina (2005) – Castelo de Santiago do Cacém. IPA 00003428. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[07.02.2021]
DGPC – Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt[13.02.2021]