PALÁCIO E GARAGEM CONDES DE AVILLEZ - Associação Cultural Santiago do Cacém

Go to content
|  PALÁCIO E GARAGEM DOS CONDES DE AVILLEZ  
Classificação:  Palácio
Cronologia:   Segunda metade século XIX
Situação: Rua dos condes de Avillez (38o0'54.05''N; 8o41'51.03''W)
Propriedade: Pública: municipal
Referencias: José Falcão e Ricardo Pereira, 1999.
Classification:  Palace (Classified as a Monument of Public Interest)
Chronology:  Second half 19th century
Situation: Rua dos Condes de Avillez (38o0'54.05''N; 8o41'51.03''W)
Property:  Public: municipal
References: José Falcão e Ricardo Pereira, 1999.


Classification:  Palais
Chronologie:  Seconde moitié du XIXe siècle
Situation:  Rua dos Condes de Avillez (38o0'54.05''N; 8o41'51.03''W)
Propriété:  Publique : municipale
Références : José Falcão e Ricardo Pereira, 1999.

A frontaria do edifício apresenta uma divisão em dois registos distintos, o primeiro por possuir várias janelas e portas escalonadas em torno de um corpo central vertical e o segundo se destaca por possuir várias janelas de sacada, com gradeamento de ferro fundido. O conjunto termina com uma platibanda corrida,
interrompida por um frontão curvo onde se observa a pedra de armas dos Condes de Avillez. A tapada de palácio foi transformada num espaço de lazer e de retiro espiritual, levando à criação de três interessantes espécimes arquitectónicos: um pequeníssimo challet suíço denominado como a
"Casa do Chá", uma capela revivalista e eclética e uma curiosa construção triangular denominada "Estufa". O challet suíço de dimensões reduzidas, foi construído nos anos 20/30 do século XX por Jorge Ribeiro de Sousa, ao mesmo tempo que fazia par com a construção da "Estufa". A capela particular construída em 1902 e dedicada ao padroeiro S. Jorge procurou criar a imagem de uma pequena catedral, com as suas altas torres e portal em arco quebrado, a que se juntava um remate de um grupo escultórico brasonando com as armas dos Condes de Avillez.
The building's frontage is divided into two distinct registers, the first for having several windows and doors staggered around a vertical central body and the second for having several bay windows, with cast iron grating. The set ends with a running platband, interrupted by a curved pediment where the stone of
arms of the Counts of Avillez can be seen. The “tapada” of the palace was transformed into a space for leisure and spiritual retreat, leading to the creation of 3 interesting architectural specimens: a tiny Swiss chalet called the "Casa do Chá", a revivalist and eclectic chapel and a curious triangular construction called "Greenhouse ". The Swiss chalet of reduced dimensions, was built in the 20s/30s of the 20th century by Jorge Ribeiro de Sousa, at the same time it was on par with the construction of the "Estufa". The private chapel, built in 1902 and dedicated to the patron St. George , sought to create the image of a small cathedral, with its high towers and a broken arched portal, to which was added the cap of a sculptural group emblazoned with the coat of arms of the Counts of Avillez.
La façade du bâtiment est divisée en deux registres distincts, le premier pour avoir plusieurs fenêtres et portes en quinconce autour d'un corps central vertical et le second pour avoir plusieurs baies vitrées, avec grille en fonte. L'ensemble se termine par un platane courant, interrompu par un fronton galbé où l'on peut voir la pierre d'armes des comtes d'Avillez. La “tapada” du palais a été transformé en un espace de loisirs et de retraite spirituelle, conduisant à la création de 3 spécimens architecturaux intéressants : un minuscule chalet suisse appelé la "Casa do Chá", une chapelle revivaliste et éclectique et une curieuse construction triangulaire appelée " Serre". Le chalet suisse de dimensions réduites, a été construit dans les années 20/30 du 20ème siècle par Jorge Ribeiro de Sousa, en même temps qu'il était à égalité avec la construction de la "Estufa". La chapelle privée, construite en 1902 et dédiée au saint patron Saint George, a cherché à créer l'image
d'une petite cathédrale, avec ses hautes tours et un portail en arc brisé, auquel a été ajouté le chapeau d'un groupe sculptural arborant le armoiries des comtes d'Avillez.
Enviar para trás